Extração Dentária

O que é extração dentária?

A exodontia, conhecida popularmente como extração dentária, é uma pequena cirurgia para remoção de um dente. Geralmente, o procedimento pode ser feito caso não haja a possibilidade de recuperação por meio de tratamentos, ou em outras circunstâncias específicas, quando houver recomendação do dentista.

Transforme sua autoestima:
Agende sua avaliação
com nossos dentistas!

Extração de Dentes

O que é extração dentária?

As principais causas que levam a recomendação de extração do dente são:

  • Desenvolvimento parcial: quando os dentes não conseguem se desenvolver totalmente, não atingindo a posição correta na arcada dentária dentro do tempo estimado, como acontece nos sisos inclusos ou semi-inclusos;

     

  • Fraturas: em caso de dente partido ou quebrado na coroa, ou na raiz, podendo ser indicada a remoção residual da raiz presa no tecido ósseo;

     

  • Cáries: quando a situação do dente cariado torna inviável a recuperação;

É importante destacar que a remoção de sisos inclusos ou semi-inclusos é fundamental para prevenir o aparecimento de eventuais problemas de saúde

Se não houver a extração, é provável que bactérias se instalem em volta do dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção com capacidade de se estender para o osso adjacente. 

Além disso, é digno de nota que as extrações dentárias não estão restritas apenas quando há presença de algum tipo de transtorno. Por exemplo, dentes saudáveis podem ser extraídos em tratamentos ortodônticos, quando há falta de espaço impedindo o alinhamento.

Quais são os cuidados a tomar após a extrair um dente?

Tratamento Prórir

Após a extração de um dente é normal que surja sangramento, inchaço e dor, causando muito desconforto. Assim, existem alguns cuidados indicados pelo dentista que devem ser iniciados logo após a cirurgia para garantir a boa recuperação.

Durante as primeiras 24 horas vai ocorrer o desenvolvimento de um coágulo no local do dente removido, que ajuda na cicatrização. Por isso, após a extração, mantenha a gaze no local por pelo menos 30 minutos.


Também, é importante se alimentar somente depois que o efeito da anestesia passar completamente, diminuindo o risco de morder os lábios ou gengiva.
Outra recomendação é manter o repouso, evitando praticar atividades físicas e dar preferência a ingestão de bebidas quentes. Beba água com um canudo, não coma alimentos duros e tenha cuidado ao fazer a higienização da área.


Caso sinta um ligeiro inchaço da gengiva ou na região onde foi feita a extração, aplique compressas com gelo sobre o rosto no local onde estava o dente por 5 a 10 minutos. Isso pode ser feito repetidamente com intervalos de 30 minutos.
Se houver dor forte e frequente, remédios analgésicos ou anti-inflamatórios podem ser receitados pelo seu dentista.