TOXINA BOTULÍNICA X PREENCHIMENTO
- Harmonização Facial • 19 de Agosto de 2021
Toxina Butolínica X Preenchimento
Entenda como funciona cada técnica e suas aplicações
Hoje vamos abordar uma dúvida muito comum entre os pacientes: qual é a diferença da Toxina Botulínica para o preenchimento e quando cada um deve ser utilizado? Inicialmente, vale pensar que quando se fala em harmonização facial, existe basicamente uma combinação dessas duas técnicas para atingir um rosto mais jovial, eliminar marcas de expressão ou corrigir pontos que incomodam o paciente. Ou seja, o profissional faz uma avaliação inicial e explica o que pode ser feito para melhorar aquilo que está incomodando. No entanto, essas duas técnicas também são utilizadas separadamente e são muito eficientes para resolver questões pontuais e específicas de cada pessoa.
O que é a Toxina Botulínica?
A toxina botulínica é uma substância extraída da bactéria Clostrídium Botulinum, que tem a função de causar uma paralisação no músculo quando aplicada. É indicada para resolver marcas de expressão causadas pelo movimento desses músculos, como na parte frontal da testa, nos pés de galinha que aparecem ao lado dos olhos, rugas no nariz e entre as sobrancelhas, ao redor da boca, entre outros.
Vale ressaltar que o Botox não tem a função de preenchimento. O que ele faz é suavizar essas marcas que aparecem na face ao longo dos anos, causadas pelo próprio movimento dos músculos do rosto, que deixam a pele com um aspecto cansado e envelhecido. A Toxina Botulínica não é utilizado apenas em pessoas mais velhas, pelo contrário, muitas vezes o tratamento é mais eficaz quando se inicia logo que aparecem as primeiras marcas de expressão.
Como funciona o preenchimento facial?
Diferentemente do Botox, o preenchimento facial é realizado com a aplicação de ácido hialurônico. Essa substância tem uma textura viscosa e é encontrada em todos os organismos animais. Enquanto a pele é jovem, a concentração de ácido hialurônico é bastante alta, mas vai decaindo com o avançar da idade. Ele é responsável pelo preenchimento entre as células, além de manter a elasticidade e a hidratação da pele.
Sendo assim, a sua aplicação deve ocorrer para repor esses espaços que vão perdendo o preenchimento com o tempo. É o caso do famoso bigode chinês (aquelas marcas que se formam ao redor da boca), das olheiras ou mesmo daqueles sulcos verticais que se formam acima dos lábios. O preenchimento também pode ser usado para corrigir detalhes que incomodam no rosto, como o formato do nariz, o contorno e tamanho dos lábios, entre outros.
Para garantir um resultado natural e esteticamente bonito, é imprescindível que esse serviço seja realizado por um especialista e respeitando as particularidades de cada paciente. Diferentemente de uma cirurgia plástica, os tratamentos com Botox e ácido hialurônico são reversíveis com o passar do tempo. Então para manter os resultados atingidos é importante continuar com o tratamento conforme indicação do profissional responsável.
Converse com um especialista na PróRir! Conheça as opções de tratamento disponíveis para você, além dos melhores preços e de opções de pagamento facilitadas.